“Osteopatia é um sistema de diagnóstico e tratamento estabelecido e reconhecido, que baseia sua principal ênfase na integridade estrutural e funcional do corpo. É distinta pelo fato de reconhecer que algumas dores e incapacidades das quais sofremos vêm de anormalidades na função da estrutura corporal assim como os danos causados pelas doenças”. General Osteopathic Council of Great Britain (GOsC)
Este método baseado no conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo foi criado pelo médico americano Dr. Andrew Taylor Still em 1874. Desde então a Osteopatia vem sendo utilizada em grande escala em países da Europa e nos Estados Unidos, sendo que no Brasil é reconhecida como uma especialidade da Fisioterapia.
O diagnóstico e tratamento são realizados de forma global sem limitações de idade, integrando todos os sistemas corporais na busca das causas das doenças e não somente suas conseqüências. Manipulações e mobilizações são aplicadas na busca da integridade estrutural/funcional do corpo.
As funções primárias de um praticante de osteopatia, propostas atualmente, são:
Quando utilizada corretamente por um profissional devidamente qualificado e habilitado, a Osteopatia além de não produzir efeitos colaterais, costuma gerar uma resposta terapêutica rápida e segura, proporcionando a diminuição ou eliminação total das dores e o restabelecimento do equilíbrio corporal.
Principais indicações: